Continuação....................................

A procura do namoro perfeito
(Autor: Rodrigo Garcia)

Parte Final

Encontrar uma namorada numa balada?

Acredito que o namoro deve ser seguido de muito tempo de amizade, pois a amizade entre duas pessoas faz com que uma conheça a outra de uma forma diferente, com sinceridade, com amor, pois dos amigos você nunca esconde seus segredos; mas por que às vezes alguns namorados não conseguem ser sincero com suas namoradas? Porque nunca houve uma amizade, mas sim algo que começou em uma “ficada” ou em uma balada, não importa como queira chamar.

Quando você conhece uma garota de “balada” você não sabe nada sobre o passado, presente ou futuro dessa garota, mas sabe de uma coisa, “ela vai à balada e fica com qualquer um”, mas por que estou dizendo isso? Vamos dizer que você não é “qualquer um”, mas ela não te conhece e nunca te viu, e de qualquer forma para ela você é “qualquer um”, é apenas um que apareceu na frente dela, e sem ao menos se dar valor ela depositou algo pessoal dela em você, que é o beijo (se for além disso prefiro nem comentar – risos). Então na verdade esse primeiro trecho é o importante para dizer que quanto mais você se precipitar em sua escolha, mais tem chances de errar, e como eu disse para um amigo meu, não se preocupe em buscar uma amizade antes, nem tenha medo de se tornarem amigos demais e perderem a paixão, pois isso seria lucro, certo? Espero que tenham entendido o primeiro ponto...

Ela deve ter uma responsabilidade em mente

A responsabilidade que a sua namorada deve ter em mente é que ela deve te amar e respeitar você como o futuro esposo dela, pois algumas garotas hoje em dia adquiriram aquele “pensamento moderno” da nossa geração de que amar e respeitar o namorado é ridículo, realmente as garotas que pensam assim não merecem um cara que nem você que está aqui lendo e buscando como achar a garota ideal; ela deve saber que sobre o marido foi dada uma autoridade através do Senhor, para que ele fosse o cabeça no casamento, assim como Cristo é o cabeça da igreja, (apenas não esqueça que o fato de você ter essa autoridade não quer dizer que você é “patrão” da sua esposa, você deve fazê-la feliz e fazê-la se sentir amada), ela deve ser uma garota responsável e paciente, com consciência de que terá que ser dedicada ao lar e aos filhos; se sua pretendente tem isso em mente, já é um passo enorme que você conseguiu dar.

Ela precisa querer submeter-se à autoridade de seu esposo

Vamos ler o que está escrito em Efésios 5:22-24 que diz:

Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Procurar uma garota que tem esse entendimento hoje em dia não é tão fácil, é por isso que digo que achar a mulher ideal é que nem encontrar uma “mina de ouro”, você precisa saber com quem está se envolvendo. No momento em que você leu esse versículo você pode ter pensado, “Mas que mulher vai pensar dessa maneira?”, e eu lhe respondo, “Uma garota cristã pensa assim!”, se ela não ter esse entendimento, se ela não pensar dessa maneira é porque ela não é cristã, ou seja, ela não é uma seguidora dos padrões que Deus nos ensinou.

Veja como ele é com a própria família

Uma vez ouvi o meu antigo pastor, dizendo a seguinte frase: “Quer ver como sua namorada irá te tratar quando casar? Olhe para como ela trata o pai dela!”, acredito nisto como esse pastor, pois de alguma forma são costumes que a família da pessoa trás, ainda que não seja totalmente igual, vai ter leves traços. Mas acredito que o mais importante é ver como essa garota se comporta com o próprio pai, veja essas perguntas; ela mente para o pai dela? Ela diz que vai para algum lugar, e muda de caminho e vai para outro? Ela xinga o pai pelas costas? Se você respondeu “sim” em alguma delas, já pensou que ela pode fazer o mesmo com você? Pois respeitar os pais é um mandamento cristão, se nem esse ela obedece, como irá obedecer ao de respeitar ao marido que é você?


Agora vou fazer algumas perguntas, que no estudo para as garotas fiz exatamente as mesmas perguntas, agora é sua vez de responder, para você que já namora ou ainda está na sua busca, responda essas perguntas para si mesmo quanto a sua namorada ou pretendente e veja se através do seu discernimento se realmente você deve se entregar a esta pessoa.
O que ela pensa sobre Deus?

Ela tem atitudes de uma pessoa cristã quando está entre amigas não-cristãs?

Ela é uma garota bondosa?

Ela é educada?

Como ela te trata após alguma falha sua? Ela te perdoa ou guarda rancor?

Como ela reage aos problemas que a vida traz?

Ela é uma companheira agradável de se estar perto?

Ela é amiga?

Ela é briguenta?

Ela é sensível?

Ela demonstra consideração pelos seus problemas?

Já pensou sobre o casamento de vocês?

Como ela lida com dinheiro? É para ela ou para os dois?


Espero que essas perguntas tenham feito você refletir bem sobre seu namoro, ou sobre sua pretendente, não tenha medo de tomar suas decisões, e não esqueça, esperar em Deus nunca foi uma má idéia, deixe que Deus te de discernimento do que fazer, aliás, acredito que enquanto você estava lendo essas perguntas Deus já deve ter falado com você através da sua “consciência”. Agora, uma dica para aqueles que estão na “busca desesperada”, leia Salmos 46:10 que diz:

Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus.

E para aquecer um pouco mais vamos ver Provérbios 18:22 que diz:

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma benção do Senhor.

Então para que sua esposa tenha a benção do Senhor, encontre uma garota cristã, e namorem em santidade. Acredito que todos os meninos deveriam ler ao menos uma vez o trecho de Provérbios 31:10-31.

Que Deus abençoe vocês e te dêem sabedoria e discernimento para que possam mudar o entendimento e provar à boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Muito obrigado a todos, fiquem com Deus!


Rodrigo Garcia
FIM


Primeira Igreja Batista em Mairiporã
Rua Celso Epaminondas, 248 - Jd Ester
Mairiporã - SP CEP 07600-000 - Tel: 4419-7111
Retorna parte 4
Retorna ao Início