PiB Mairiporã - Estudo Bíblico
Prof Orlando
 
•• EBD - Jeremias um Mensageiro (21Out)
EBD - Lamentações um grito de esperança ( 28Out)
EBD - O preço da Justiça (04 Nov)
EBD - Ezequiel e o seu tempo (11 Nov)
EBD - É Preciso Lutar contra o Orgulho ( 18 Nov)
EBD - Oque se espera do povo de Deus (25 Nov)
EBD - A Esperança da presença constante de Deus (02 Dezembro)

 

Jeremias um Mensageiro


21 de Outubro: Texto bíblico: Jeremias 41 a 44 Texto áureo; Jeremias 24.7


Postura de Jeremias como mensageiro:

Embora nunca tenha saído de Jerusalém e seus arredores, o profeta Jeremias comunica sua mensagem para além de seu povo.

Realmente, não temos informações sobre como Jeremias entregou suas mensagens, com exceção de uma referente à Babilônia. O profeta utilizou Seraías para levar a mensagem, em missão diplomática oficial, e anunciá-la aos babilônios. Num gesto simbólico, após completar a su'a missão, Seraías deveria amarrar a mensagem em uma pedra e jogá-la no meio do Rio Eu- frates que corria junto à Babilônia (Jr 51.64). O objetivo desta ilustração era de anunciar que, da mesma forma que a pedra afundou assim, também, o Senhor faria com a Babilônia. Mas, em relação às outras nações, não temos informações de como as mensagens chegaram até elas. Uma das lições de Jeremias para nós, hoje, é que devemos estar atentos para a proclamação e vivência dos ensinos de Jesus a todas as pessoas e em todos os lugares, estejam elas nos grandes centros urbanos ou nas partes menos favorecidas, do campo ou das cidades.

Cuidados que Jeremias tinha na transmissão da mensagem:
A forma e o conteúdo eram claros e objetivos.
Motivo: Os seus ouvintes precisavam entender não apenas os desejos do profeta, mas a expressão da vontade de Deus impressa em suas palavras.
As mensagens foram preparadas com a mesma seriedade e exuberância com que cuidou das mensagens que pregou, pessoalmente, em Jerusalém.
Adquirir informações (geográficas, hist6ricas e políticas) sobre as nações as quais ele se dirigiu. Isso demonstra que Jeremias estava interessado nelas. Jeremias foi alguém que, ao transmitir as suas palavras, fazia isso com dedicação e interesse pelos seus leitores.

Um paralelo com os dias atuais:

Utilização do conteúdo dos ensinos do reino nos dias atuais
Forma errada Forma correta

- Usar o conteúdo para vanglória, humilhar ou oprimir as pessoas.

- Usar o nome de Deus e a Bíblia para tirar proveito próprio.
- Não se preocupar com as pessoas, usa-las e explora-las.

Mesmo com aqueles que não conhecemos devemos agir com dedicação e cuidado; devemos nos importar com as pessoas, estejam elas longe ou perto, façam elas parte ou não de nossa doutrina, sejam elas membros ou não de nossas igrejas, ricas ou pobres.

“Vivemos em uma sociedade que qualifica os seus Componentes, pela quantidade de bens e pelo status que cada um adquire em seus respectivos empregos e funções. Somos avaliados pelo o que temos e não pelo que somos “.

De que forma isto acontece nos meios evangélicos? Como a sociedade qualifica a igreja e seus membros? (As pessoas qualificam a igreja pela quantidade de membros que tem, pelo cargo que temos nela ou pelo montante de obras que são realizadas.)

Jeremias nos mostra que a recompensa do profeta não é fama, poder ou dinheiro, mas o simples fato de continuar na presença de Deus e ser instrumento dele, Jeremias nunca deixou de falar de Deus e em nome de Deus, nunca deixou de transmitir a vontade de Deus, mesmo em meio às piores circunstâncias. Nos capítulos 41 e 52 vemos que ele sofre por ter mais uma vez obedecido ao Senhor. Ler Jeremias 41,14-17. Neste texto, vemos que os chefes militares quiseram fugir para o Egito após as confusões provocadas por Ismael, mas resolveram consultar Jeremias para saber qual seria a vontade de Deus (Jr 42.3). Jeremias diz que eles não deveriam fugir para o Egito, mas ficar no país e se submeterem ao rei da Babilônia (Jr 42.10). Mas os chefes não acreditaram em Jeremias e, então, levaram todos para o Egito, inclusive, Jeremias e Baruque (Jr 43.5-7).

Qual foi a recompensa que Jeremias teve por ter falado aquilo que Deus lhe pedira? (Foi ser chamado de mentiroso e forçado a partir para uma terra estrangeira.)

Refletir sobre o fato de que também hoje ao realizarmos a vontade do Pai nem sempre vai correr tudo bem e tranqüilamente, pois nem sempre as pessoas ao nosso redor estão preparadas para entender ou não querem entender o que Deus quer e, por isso, devemos estar preparados para as dificuldades derivadas de nossa fidelidade ao Senhor.
Ler Jeremias 44.1-30. Neste texto vemos que Jeremias lamenta a viagem forçada, mas nunca desiste de falar e proclamar os desígnios de Deus. Até o seu último momento, o profeta continuou dando o seu recado mesmo contra o Egito, agora de maneira forçada o seu novo lar. Ele falava contra o Faraó e contra o povo que continuava adorando os falsos deuses. O chamado de Deus acompanhou Jeremias pela vida toda, desde a sua juventude até a sua velhice, e renascia a cada instante, como se fosse a primeira vez.

Para terminar

Refletir sobre as lições que Jeremias nos deixa:

1) Devemos agir para o bem de todos.
2) Devemos proclamar o Senhor e os seus valores a todas as pessoas sem qualquer tipo de discriminação, seja ela social, moral ou étnica.
3) Estar atento à Palavra de Deus para acolhê-la e.transmití-la.