PiB Mairiporã - Estudo Bíblico
Prof Orlando
 
•• EBD - Jeremias um Mensageiro (21Out)
EBD - Lamentações um grito de esperança ( 28Out)
EBD - O preço da Justiça (04 Nov)
EBD - Ezequiel e o seu tempo (11 Nov)
EBD - É Preciso Lutar contra o Orgulho ( 18 Nov)
EBD - Oque se espera do povo de Deus (25 Nov)
EBD - A Esperança da presença constante de Deus (02 Dezembro)

 

EZEQUIEL E O SEU TEMPO


11 de novembro

Texto bíblico: Ezequiel 22 Texto áureo: Ezequiel 22.30


Desenvolvimento do estudo

1.O livro de Ezequiel é uma mensagem de esperança que é dada por meio de símbolos e ações, afim de que o povo continue a esperar o tempo de Deus e se afastar de seus maus caminhos levando uma vida de obediência e santidade, procurando zelar pelo próximo.

2. Para uma melhor compreensão do livro de Ezequiel, vejamos os principais dados sobre este grande profeta e, também, o contexto hist6rico em que ele está inserido.

Ezequiel e seu contexto hist6rico

• Linhagem – Pertencia a uma tradição sacerdotal.
• Sua função como profeta:

a) Ezequiel foi o primeiro profeta fora de Israel, que fala exclusivamente aos exilados. Fala sobre o agir salvífico e consolador de Deus que atinge os deportados. Ele consegue perceber a presença de Deus ao lado dos exilados.
b) Era um profeta do povo, que fala em favor do oprimido e do injustiçado e do castigo divino para com a maldade.

• Quando se deu sua atividade profética – Pode ser situada entre os anos 593-571, então ele profetizou antes e depois da destruição final de Jerusalém em 587 a.C.
• Contexto de suas palavras – É a Babilônia, junto ao Rio Quedar, um dos afluentes do Rio Eufrates, onde o profeta tem a sua primeira visão.
• Temas constantes das profecias – Idolatria e injustiça.
• Sua visão da sociedade – Uma grave crise social e seu olhar é muito pessimista, pois a violência é o denominador comum que marca o país e a cidade de Jerusalém.
• Formas de comunicar sua mensagem – Uso de símbolos e temas de julgamento e salvação, e experimenta corporalmente o pavor e o abalo de transformar eventos cruéis em modos de pensamento e de ação que possam salvar os exilados, seja fisicamente ou suas raízes culturais e religiosas.
• Visões – Nelas estão as denúncias de que a violência está em todo o lugar, existe exploração dos mais fracos (22.7), calúnias criminosas (22.9), suborno (22.12), roubos, assassinatos e o conseqüente crescimento dos pobres, órfãos, viúvas e emigrantes (22.7-9).
• Mensagens – Denuncia aqueles que promovem as injustiças, que são o rei, os profetas, o templo e seu funcionamento e a elite em geral (22.9-31). Apresenta, também, duras mensagens de um Deus que está acima de todos os homens, que abandonara o seu templo em Jerusalém devido à infidelidade do povo, mas que retomaria para lá no tempo adequado com um povo purificado pela vergonha, culpa e arrependimento.
• Semelhança do livro de Ezequiel com a sociedade atual – O livro de Ezequiel é difícil e amedrontador, em grande parte porque nos atira num turbilhão de desolação profunda e de reorientação radical, que o desmoronamento de Judá impôs a Ezequiel e ao seu povo, mas esse ambiente é muito parecido com a sociedade em que vivemos: violência, corrupção, injustiça e medo.
• Importância do livro de Ezequiel – O livro de Ezequiel se torna mais um instrumento importante para compreendermos como viver em obediência a Deus.

Ezequiel 2.8-10. Neste texto percebemos que a missão de Ezequiel é profética, que não é nada fácil e está rodeada de dificuldades. Para apresentar a vontade de Deus, o profeta faz o uso de uma linguagem simb61ica e entender isso é importantíssimo para a compreensão da mensagem de Ezequiel,

a) Por que a missão profética exige muita coragem? (Porque muitos são os que resistem e que não desejam se converter ao projeto de Deus.)
b) Ezequiel deveria falar a Palavra de Deus quer o povo escutasse ou não.
De que maneira isto está expresso neste texto? (Simbolicamente, isto está expresso no rolo que Ezequiel teria de comer. A palavra de Deus passa a fazer parte inseparável e inconfundível da vida de Ezequiel A palavra de Deus deveria estar profundamente inserida na vida do profeta de tal modo que profeta e mensagem se tomam a mesma coisa. O profeta não poderia, simplesmente, emprestar seus lábios e voz a serviço do projeto de Deus, pois isso não é suficiente, afinal, Deus queria que ele disponibilizasse toda a sua vida. O desafio é que o profeta incorpore e personifique a mensagem de Deus,)

c) Que significado isto tem para nós hoje? (O Senhor chama a todos nós para que anunciemos e vivamos a sua mensagem. É preciso que em nosso tempo, as pessoas, ao nosso redor, não vejam apenas que somos membros de igreja, mas pessoas que vivem a mensagem de Deus. Assim como a tarefa de Ezequiel era difícil, a nossa também é, pois devemos sempre falar mesmo que as pessoas não acreditem, mesmo que elas não dêem crh3ito, mesmo que elas zombem de nós, devemos continuar a proclamar a mensagem de Deus.)


SUCESSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
X
SUCESSO NO REINO DE DEUS

Na sociedade contemporânea, sucesso é acúmulo de bens, é ser reconhecido pela eloqüência de nossas palavras e pelo número de membros que nossas igrejas possuem e dos cargos que temos nelas. Mas o sucesso dentro do reino de Deus não é nada disso; o sucesso que Deus quer para cada um de n6s é que proclamemos a mensagem, que a vivamos em todo e qualquer lugar. O sucesso dentro do reino de Deus é a obediência radical ao Senhor.

Para terminar

Momento de reflexão: Qual é a principal lição da vida de Ezequiel que se aplica à nossa vida?
Ap6s este momento, ressaltar que a vida de Ezequiel é um exemplo para cada servo de Deus em nossos dias, pois, diante das dificuldades e problemas que a vida cristã nos apresenta não podemos deixar de anunciar a mensagem de Deus.
Deus nos convoca, da mesma forma que convocou Ezequiel para que, de acordo com os nossos talentos, habilidades e dons, possamos sempre proclamar os seus mandamentos, Seremos, portanto, pessoas bem-sucedidas diante da tribulação e da dificuldade.