PIB MAIRIPORÃ ---- Escola Bíblica Dominical ( EBD)
Escola Bíblica Dominical _____________________________________________________________________________ Página Inicial
 
Estudos:
 
EBD 1
EBD 2
EBD 3
EBD 4
EBD 5
EBD 6
EBD 7
EBD 8
EBD 9
EBD 10
EBD 11
EBD 12


Índice
EBD 8 - Débora e Gideão Juízes Valorosos


24/02/2008

Texto bíblico: Juízes 4 a 8
Texto áureo: Juízes 6.12

Desenvolvimento do estudo

1. Os dois juizados mais ou menos seqüenciais que devem ter ocorrido em torno de 1274 a.C. com Débora (60 anos) e, depois, com Gideão até 1214 a.C. (47 anos) e de Jael, uma mulher de coragem inserida no epis6dio contra Jabim, o rei de Canaã que explorava os judeus.

Personagem 1 – Débora – Juízes 4.1-16; 5.1-32

Significado do nome – Quer dizer “abelha”, de onde podemos tirar o significado de trabalhadora, operosa.
Família – Esposa de Lapidote.
Local onde julgava o povo – Era um local chamado de “a palmeira de Débora”.
Função que exercia – Juíza. É a primeira mulher-líder a surgir na história bíblica.
Personalidade – Sua integridade, dependência de Deus e coragem vão se fazer notórias em todos os fatos que cercam a sua vida.
O que fez dela um referencial para o povo de Israel? – Julgava o seu povo em seus problemas e dificuldades. Eles poderiam procurar outros juízes em suas pr6prias terras, mas faziam questão de subir as montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel, pois sabiam que ali estava alguém que representava para eles o poder maior de julgamento que viria dos céus. Débora julgava o seu povo em seus problemas e dificuldades,
Fator que a destacou no episódio contra Jabim, rei de Canaã – Chamou um dos homens de guerra de Israel, Baraque, para convencê-lo a iniciar a luta contra a opressão do rei de Canaã e seus exércitos comandados por Sísera.
Local onde habitava – Nas terras montanhosas de Efraim.
Destaques do cântico de Débora, um belíssimo hino em louvor a Deus – Nesse cântico, Débora lembra o que vinha acontecendo ao seu povo, por causa mesmo dos seus desvios, e comemora a vit6ria obtida, citando os guerreiros das tribos que a ajudaram, e celebrando os nomes de Baraque e de Jael como grandes responsáveis pelo resultado positivo da peleja. No versículo 8 deste cântico, ela recrimina a grande falha do povo de Israel, sua infidelidade e contumácia. Chega a dizer que, “por escolherem deuses novos”, logo as coisas passavam a correr mal, com “as guerras às portas”.

Personagem 2 – Jael – Juízes 4.17-24

Cognome – Mulher de coragem.

Fato que a destacou no episódio contra Jabim, rei de Canaã, que explorava os hebreus – Diante da fuga do comandante inimigo, vai ser arguta e inteligente atraindo-o para um ardil e, depois, corajosa o suficiente para executá-lo enquanto dormia.

Estratégia que utilizou – Ela prevaleceu-se do cansaço de Sísera, para atraí-lo para.sua tenda, e depois de colocá-lo em descanso, matá-lo com uma estocada. Sentiu-se obrigada a agir em defesa do seu povo, diante da oportunidade que tinham de libertar-se afinal do jugo cananeu.

Considerações sobre essa atitude – a) Ali estava uma mulher s6 diante de um inimigo que devia ser mal e tirano, e que precisava ser eliminado para que o seu povo se libertasse, b) Ela estava só, numa época cruel e difícil, época de guerras e violência, e quando tinha tudo para acovardar-se e fugir, com coragem, ela enfrentou o momento crucial que vivia e saiu-se bem.

Contribuições dela para nossa vida – Demonstrou coragem, coragem que muitas vezes nos falta para vivermos na presença de Deus, numa época muito mais amena e favorável,

Personagem 3 – Gideão – Juízes 6.1-24; 7.1-25

Situação histórica em se deu a chamada de Gideão – Os hebreus andaram bem com Débora, Deus os abençoou, mas logo depois do sossego que o Pai lhes dera, voltaram a fazer “o que era mau aos olhos do Senhor”. Agora, serão os midianitas que irão prevalecer sobre o povo de Israel, Depois dos cananeus com Débora, Gideão se levanta diante dos homens de Midiã. Tudo porque, como o profeta, que lhes surgiu, falou na advertência divina: “Mas não destes ouvidos à minha voz”.

Chamado de Gideão - Em face da escravidão diante dos midianitas, o Senhor vai em busca de Gide5o para fazer dele o instrumento pelo qual o povo se libertará do jugo opressor,

Outra passagem bíblica relativa ao Gideão – Hebreus 11.

Traço positivo de sua personalidade – Era um homem valoroso, por isso, estava disponível para a obra de Deus.

Vitória notável com os 300 homens contra o exército inimigo – Os 300 homens de Gideão mantiveram-se em “seu lugar” ao redor do arraial, o exército inimigo se apavorou e pôs-se a correr aos gritos. Isto é, não foi necessário nenhum esforço físico do povo, a não ser o quebrar dos cântaros, o tocar das trombetas e o brandir das tochas de fogo.

Propósito de Gideão – O fato de abrir mão da liderança e governo que o povo lhe oferecia, depois de seu brilhante desempenho como chefe na guerra, nos evidencia o caráter deste homem, valoroso, discreto e modesto. Além de tudo isso, entretanto, ele nos demonstra, no versículo 23 do capítulo 8, sua qualidade especial de um homem temente a Deus. Sua resposta é claramente indicadora dessa virtude: nem ele nem seu filho, mas o Senhor Deus é quem devia dominar sobre o povo de Israel.

Contribuições dele para nossa vida – a) Gideão foi achado pronto. Era um homem valoroso, por isso, estava disponível para a obra de Deus, Em nossa vida, estamos prontos para sermos usados por Deus? Que o Senhor nos encontre como “homens e mulheres valorosos” prontos para sermos por ele usados naquilo que 1he aprouver. b) Muitas vezes, as vit6rias não acontecem em nossa vida porque não damos espaço para a operação do Senhor. Ficamos contando apenas com os nossos recursos, a nossa capacidade. Julgamo-nos auto-suficientes e, por isso mesmo, desprezamos a operação de Deus em nossos problemas. c) Hoje, quando chamados a dirigir ou liderar certos empreendimentos, devemos ter na devida medida a disposição de Gideão. Não pensar em governar ou conduzir as coisas por nossos pr6prios méritos, mas procurar fazer com que o Senhor seja o verdadeiro condutor de nossa vida e daqueles que nos cercam.

Para terminar

Perguntar aos alunos o que mais 1hes chamou a atenção na vida das personagens do estudo de hoje.

_________________________________________________________________


24/02/2008
 
 
Primeira Igreja Batista em Mairiporã   www.pibmairipora.com.br