PIB MAIRIPORÃ ---- Escola Bíblica Dominical ( EBD)
Escola Bíblica Dominical _____________________________________________________________________________ Página Inicial
 
Estudos:
 
EBD 1
EBD 2
EBD 3
EBD 4
EBD 5
EBD 6
EBD 7
EBD 8
EBD 9
EBD 10
EBD 11
EBD 12


Índice
EBD 1 - O Desafio à Liderança

 

06/01/2008

Texto bíblico: Josué 1 e 2
Texto áureo: Josué 1.9.

1. algumas perguntas para nossa reflexão:

a) Se você fosse Josué teria aceitado o convite de Deus para liderar o povo de Israel?

b) Você concorda que na obra de Deus não há insubstituíveis?

c) Numa transição de liderança, que atitude deve ter aquele que recebe as rédeas?

d) Se pudesse mudar algo no seu trabalho como líder, o que mudaria?

e) A seu ver, nos dias atuais qual o maior desafio que o líder cristão enfrenta na sociedade?

2. O estudo de hoje trata do grande desafio da liderança. A personagem em destaque é Josué que, ao ser chamado por Deus, deu continuidade e preservou aquilo que Moisés empreendera em sua liderança, sob o comando de Deus e sobre o povo de Deus.

3. Contexto em que se deu o exercício da liderança de Josué

Sob a liderança de Moisés, Deus tirou o povo da escravidão do Egito. Passado esse tempo, Moisés morre e aquela multidão que perambulou pelo deserto chegou, enfim, às portas da herança que lhe fora prometida no passado. No entanto, os problemas são muitos, os desafios enormes, os receios tremendos e um certo pânico deveria cercar os seus corações: o vazio da liderança deixado com o passamento de Moisés.
É nesse momento que vem o Senhor Deus, traz a solução e Deus empossa Josué, o sucessor do grande líder Moisés (Dt 21.6)

4. O primeiro passo a ser dado pelo povo de Deus, agora com nova liderança, é de suma importância e significado. A travessia do Jordão representava muito para eles, pois seria o marco do término da jornada de 40 anos e do início de uma nova e definitiva etapa: a ocupação da terra prometida. Josué, como bom líder, chamou parte de seus seguidores, aqueles que ficariam aquém do Jordão, à ordem e faz um pacto com eles.

Pacto que Josué fez com o povo: Lembrou-1hes o compromisso assumido no passado, fez-lhes ver os desafios que teriam pela frente, a necessidade de se unirem às demais tribos para que, juntos, conquistassem a terra.
Resposta do povo ao pacto: A resposta é dada em uníssono e em unanimidade: “Estaremos sempre com você”.

5. Destaque: esse foi um pacto responsável. Não houve desídia nem pouco caso. Embora eles já pudessem dar-se por satisfeitos, pois a terra onde estavam já era a herança que esperavam, ainda assim se dispõem a ajudar os irmãos na conquista do espaço que esses desejavam para os seus filhos em herança.

6. Pensemos em alguns pactos ou acordos que são feitos pelo crente individualmente, pela igreja ou denominação na obra de Deus nos dias atuais. Pergunta: a) Estes pactos estão sendo cumpridos ou não? b) Qual o níve1 de responsabilidade com que estão sendo tratados?

7. Como o povo de Deus nesse episódio, precisamos em nossas igrejas de pactos responsáveis que nos levem à vit6ria e à conquista.

8. Josué 2.1-7. A liderança bem exercida é aquela que se vale dos mais diversos recursos para o seu melhor resultado e desempenho e, neste texto, podemos destacar os ingredientes fundamentais para o melhor exercício da liderança. Josué, um dos maiores líderes da hist6ria bíblica, não podia falhar em nada disto, como não falhou, pois vemos esses itens presentes em toda a sua carreira.

9. Exercitando:
Ingredientes fundamentais para o exercício da liderança: Porcentagem no exercício de minha liderança
Criatividade
Envolvimento
Energia
Planejamento
Simpatia
Capacidade

Virtudes necessários à boa liderança O que tenho feito para alcançar essas virtudes na vida profissional, familiar, escolar e eclesiástica?
Espírito cauteloso e previdente
Procurar conhecer tudo que diz respeito ao desafio a vencer, antes de se lançar a ele

10. Como servos de Cristo, no mundo de hoje, devemos ser cautelosos e cuidadosos na obra do Senhor, e não nos lançarmos a ela sem um mínimo de estudo e preparo, a fim de que, pela bênção dele mesmo, tenhamos a garantia da vitória.

11. A Palavra de Deus apresenta-nos certas personagens que, por atitudes ou palavras, mínimas e rápidas, se tornaram marcantes em toda a Bíblia. Pedir exemplos.

12. Josué 2.8-24. Neste texto destaca-se a personagem Raabe que, mesmo afastada da linha hist6rica da revelação de Deus, pois só agora aquele povo ali chegava, ainda assim tem, para com a situação que 1he surge, uma impressionante atitude de antecipação, compreensão e desprendimento.

13. Pergunta: a) Qual foi o gesto desprendido e perigoso de Raabe que a tornou participante da família de Deus? b) Você está se dispondo a servir a Deus nas menores e mínimas coisas que acontecem ao seu redor?

Para terminar
O fator predominante que deve ser destacado do livro é, sem dúvida, o propósito da sua personagem principal em dar perfeita continuidade e preservação àquilo que Moisés empreendera em sua liderança, sob o comando de Deus e sobre o povo de Deus. Em diversos momentos do livro vemos o registro de que aquilo que Josué estava fazendo era em observância ao que Moisés 1he havia transmitido anteriormente.

 

__________________________________________________________________


06/01/2008
 
 
Primeira Igreja Batista em Mairiporã   www.pibmairipora.com.br